5 dicas para não procrastinar

Procrastinar não é mais do que o adiar de uma ação. Este é um problema que afeta muitos jovens que, fugindo às suas responsabilidade, acabam por ficar stressados por não realizar as tarefas que deviam. Assim, no post de hoje apresento-vos 5 dicas para lidar/acabar com a procrastinação.

1.Identificar os obstáculos - O primeiro passo para deixar de adiar tarefas, é identificar o que nos faz procrastinar. Em muitos casos, o maior obstáculo acaba por ser o telemóvel, mas existem muitos outros, tais como, o medo de falhar e a procura do "momento perfeito".

2.Dividir as tarefas - Quando existe uma tarefa mais demorada e complicada, em vez de esta ser adiada, deve ser antes dividida em tarefas mais simples. Por exemplo, no caso de uma apresentação sobre uma biografia, esta pode ser dividida em etapas: escolher os tópicos a abordar, recolher informação, ver vídeos sobre a pessoa a apresentar, escrever um texto estruturado.

3.Agendar as nossas tarefas - Antes de iniciar uma tarefa devemos agendá-la, definindo quando a vamos realizar. Desta forma, iremos saber quando podemos estar ocupados com outras tarefas/distrações.

4.Começar pelas tarefas mais difíceis/demoradas - Quando existem várias tarefas a realizar, devemos optar por concluir primeiro as mais difíceis ou mais demoradas, pois se as deixarmos para o fim iremos estar sem vontade de as realizar, o que irá resultar no seu adiamento

5.Trabalhar durante curtos períodos de tempo - Definir um período de tempo curto para realizar as tarefas faz com que durante esse período de tempo o único foco seja concluir aquilo que estamos a fazer. Por exemplo, estudar meia hora e fazer uma pausa de 5 minutos para comer, ir à casa de banho, fazer algo a nosso gosto em vez de passar meia hora no telemóvel e estudar durante 5 minutos!

Espero que estas dicas vos ajudem e sejam úteis.


Volto no próximo domingo, até lá, bons estudos! ;)

Comentários

Postagens mais visitadas